terça-feira, 2 de abril de 2013

I SEMANA DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO


A Semana de Conservação e Restauro, ocorrida do dia 18 ao 22 de março deste ano de 2013 marcou o desejo do Grupo PET Conservação e Restauro e do Diretório Acadêmico de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis  do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas de promover uma ação que reunisse estudantes da área de todo o Brasil. Não participaram todos os estudantes dos Cursos de graduação em Conservação e Restauro do Brasil, mas um grupo significativo de 30 alunos da UFMG esteve presente e confirmaram, positivamente, a expectativa da reunião desejada. Esses trouxeram grandes contribuições para as discussões e experiências proporcionado assim, trocas de ideias  com  os nossos alunos. A distancia dos grandes centros não é uma barreira para o curso de Bacharelado em Conservação e Restauro da UFPel e eventos como esse propiciam o conhecimento e a divulgação da graduação pelo país.
O evento incluiu três atividades: a mostra científica de conservação e restauro, o encontro de Conservação e Restauro de Fotografias e o Fórum de Estudantes de Conservação e Restauro, que ocorreram sequencialmente, durante os cinco dias já citados. A troca de informações, a troca de experiências e, sobretudo, as discussões sobre a profissão, a função social do conservador restaurador de bens móveis e o impacto da sua ação na promoção do patrimônio marcaram o evento.
Na mostra científica foram selecionados e apresentados 20 trabalhos, reunindo mais de 40 autores. O aspecto dominante nos trabalhos foram os resultados obtidos em intervenções e, sobretudo, resultados de diagnóstico de bens móveis. Notou-se a forte inserção do aluno do curso nas instituições de memória da cidade e região.
No Encontro de Fotografia esteve presente a Conservadora Sandra Baruki, Mestre em Conservação pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Londres, Reino Unido, e  coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Funarte desde 2002, bem como vários profissionais de museus, arquivos e fototecas do Estado. O fórum de estudantes contou com a palestra da conservadora Thaís Helena Almeida, que participa do processo de aprovação da lei que regulamenta a profissão do conservador e restaurador. Várias oficinas propuseram não apenas aquisição de técnica, mas proposição de novas metodologias e experiências com os suportes memoriais. Assim que esta primeira Semana de Conservação e Restauro foi considerada um início promissor e otimista que se pretende repetir em anos futuros, com incremento na participação de estudantes de outras universidades, no aumento de oferta de oficinas, na proposição de novos temas de reflexão e trabalho e em atividades que envolvam os participantes e reforcem a convicção sobre o valor social da profissão.

Confraternização de encerramento da I Semana de Conservação e Restauro
Professores, convidados e alunos da UFPel e UFMG.

Mesa de Abertura da I Semana de Conservação e Restauro

Coordenadores da Conservação e Restauro e Museologia, Detp. DMCR
  e alunas dos grupos PET - CR e DACoRe

I Mostra  Científica da Conservação e Restauro (dia 18/03)

O evento propiciou a divulgação dos projetos existentes na Instituição.  

1º Lugar: Flávia Silva Faro
  Com o banner: Restauro da obra “Menina e Moça” do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo.

2º Lugar: Micheli Martins Afonso
Com o banner:  Diagnóstico de conservação de uma amostragem da coleção de pintura da Casa Museu Fernando de Castro - Porto, Portugal.

3º Lugar: Isabel Halfen da Costa Torino 
  Com o banner: O restauro de um Leque Mandarim, acervo do Museu Municipal Parque da Baronesa, Pelotas-RS


I Encontro de Conservação e Restauro: Fotografia (dia 19 e 20)

Palestras
            Conservação de Fotografias: questões do presente
         Sandra Baruki

                 
Mesa redonda - Acervos Fotográficos no Rio Grande do Sul
Luzia Costa Rodeghiero, Marisa Gonçalves Beal, Rafael de Oliveira Dias e Susana Marta Storchi


 Mesa redonda - Acervos Fotográficos no Rio Grande do Sul
Luzia Costa Rodeghiero, Francisca Ferreira Michelon, Denise Bujes Stumvoll e  Annelise Costa Montone

Projeção da palestra
Ações de Preservação de Fotografia Digital
Millard Schisler
Vídeos sobre acervos e fotografia

Oficinas
Oficina Embalagens para fotografias de acervo 

O objetivo foi apresentar e demonstrar possibilidades de materiais e modelos para confecção de embalagens para espécies fotográficos planos em suporte de papel. As possibilidades incluíram a confecção de caixas, folders, envelopes e folhas para álbuns. A oficina incluiu, além da demonstração, um exercício prático de confecção.
Ministrantes: Acadêmicas Rosaura Rocha Isquierdo e Suélen Neubert (Diretório Acadêmico, bolsista PET/ Conservação e Restauro/ UFPel)

  
Oficina Fotografia, registro e narrativa, a função do retrato associada a uma proposta de acervo 

Fotografia e identidade: Do retrato 3x4 às "fotos do facebook". Fotografia, suporte da memória: A fotografia enquanto registro e marcador temporal. Leitura e descrição fotográfica: Imagens que marcaram o mundo. Fotografias para ouvir; Exercício de descrição de imagens. (Análise imparcial. Análise contextual, interpretativa. Análise expressiva). Apresentação das fotografias da pesquisa: narrativa da pesquisa e acervo pessoal constituído. 
Ministrante: Daniele Borges Bezerra (Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural/ UFPel)

Oficina Acondicionamento de fotografias: especificações de papéis, cartões e materiais plásticos

A proposta da oficina foi discutir as características de papéis, cartões e materiais plásticos que podem ser usados no acondicionamento de fotografias, buscando-se instrumentalizar o aluno para identificar, dentre os materiais disponíveis no mercado, quais cumprem as exigências de qualidade arquivística, durabilidade e estabilidade.
Ministrante: Profª Me Silvana de Fátima Bojanoski (coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro de Papel do Bacharelado em Conservação e Restauro / UFPel)

Oficina Princípios Básicos de Fotografia 

 A oficina teve como objetivo instrumentalizar os participantes a respeito das principais funções das câmeras fotográficas digitais, potencializando o seu uso. Além disso, discutiram a produção de uma imagem fotográfica. A oficina foi estruturada em aula prático-expositivas e ao final os participantes poderiam expor sua produção para apreciação.
Ministrante: Kátia Helena Rodrigues Dias (Técnica em Fotografia FURG)


I Fórum de Estudantes de Conservação e Restauro (dias 21 e 22)

GT
Regulamento da Profissão
Currículo e atuação profissional
Ética e debate sobre o código

Leitura da Carta Pelotas 2013 no Fórum de Estudantes.

Equipe da I Semana de Conservação e Restauro.

Reunião para firmar parceria com a Funarte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário