Sobre PET


O PET foi criado em 1979, época em que esteve sob a denominação de Programa Especial de Treinamento, que era gerido e avaliado pela CAPES. A partir do ano 2000  a sigla passou a significar Programa de Educação Tutorial e vinculou-se ao SESu/MEC.  Este programa é nacional e se baseia no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão. Como tal, destina-se a apoiar grupos de alunos que se destacam nos seus cursos de graduação e, sob estímulo de um tutor, passarão a realizar atividades extracurriculares que visam ampliar e aprofundar a formação básica curricular. Através disto, também se busca suprir necessidades particulares dos cursos contemplados com os PET, mas principalmente visa descentralizar o ensino através da difusão dos conhecimentos globais das áreas a que se destinam, reduzindo os riscos de especializações precoces. Deste modo,  esperam-se  avanços na qualidade acadêmica brasileira, no sentido de formar profissionais aptos ao ingresso no mercado de trabalho e/ou canditados à docência (pós-graduação) de excelente nível. 
Na UFPel - e em todas as IES - os Grupos PET são gerenciados e avaliados pela Pró-Reitoria de Graduação, mas o  repasse de verbas  é feito pelo MEC. De uma maneira geral, os grupos são integrados por um tutor, alunos bolsistas( 4 -12) e voluntários (4). 
Desde que se cumpram as premissas do Manual de Orientações Básicas, as bolsas individuais dos alunos se estendem durante toda a graduação e as atividades petianas pemanecem subsidiadas enquanto a avaliação do Grupo for satisfatória. 

Atualmente, além do Grupo PET-CR, existem mais 12 Grupos PET na UFPel. São eles:  Grupo Diversidade e Tolerância, PET GAPE (Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular), PET-Artes Visuais, PET - Computação, PET - Engenharia Agrícola, PET- Engenharia Hídrica, PET- FAEM (Agronomia), PET- FAURB (Arquitetura e Urbanismo), PET- Física,  PET- Meteorologia, PET-Odontologia, PET-Pedagogia, . Na barra lateral, estão lincados alguns desses grupos.