Projetos de Pesquisa


PESQUISA

1. O Estudos das pinturas  Murais do Theatro Guarany, Pelotas, RS. Desenvolvimento de estudos sobre as pinturas murais deste teatro.
Orientador: Andréa Bachettini



  1. Desenvolvimento de protocolos de escavação arqueológica na ótica do conservador-restaurador e do museólogo: práticas de conservação in situ de materiais arqueológicos, pré-históricos e históricos. Vínculo com o "Projeto de Levantamento Arqueológico da Charqueada do Arroio Santa Bárbara, Porto, Pelotas-RS".  Orientador: Jaime Mujica Salles


3.     Projeto Expografia com desenho universal: experiências e possibilidades em museus do Brasil a partir do modelo do MCCB/Portugal. Pesquisa vinculada ao Convênio com o IPL/Leiria/Portugal. Investigação sobre procedimentos de conservação de acervos em exposições acessíveis.
Orientador: Francisca F. Michelon


4.     A atividade profissional em Conservação e Restauro de Bens Culturais no RS: Levantamento e identificação dos conservadores e restaurados no Estado e sua prática profissional.
Orientador: Roberto Heiden

5.     Estuques lustrados com fingimento de pedras e ornatos no casario Histórico de pelotas: Levantamento sistemático e análise preliminar do estado de conservação dos estuques das edificações situadas no II loteamento, inventariados pela Secretaria do Patrimônio Histórico de Pelotas.
Orientador. Daniele Fonseca


  1. Fingimento em Estuque - A imitação de pedras e de motivos ornamentais nos acabamentos do casario histórico de Pelotas/RS: Levantamentos do fingimento de pedra e de seus artífices, localizados entre ou através de profissionais aposentados da construção civil.
Orientador: Daniele Fonseca


7.     Marmorabilia: inventário dos cemitérios de Porto Alegre e Pelotas: levantamento para inventário de arte e patrimônio cemiterial em cemitérios das cidades listadas segundo instrumentos já testados em outros projetos da orientadora.
Orientador. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho


8.     Terminologia de conservação e restauração de bens culturais: Produção e divulgação de produtos terminológicos, tais como glossários, bases de dados ou dicionários. 



ENSINO 

1.     Levantamento de agentes biológicos de deterioro nas bibliotecas da UFPel e orientações de manejo preventivo das coleções: vincula-se à disciplina “Agentes Biológicos de Deterioro dos Bens Culturais Móveis”, estuda e desenvolve métodos de prevenção e conservação curativa conforme orientações do manejo integrado de pragas.
      Orientador: Jaime Mujica Salles

2.     Seminário Interno de Avaliação do Curso de Conservação e Restauro: evento envolvendo professores, técnicos e alunos para avaliar práticas pedagógicas, currículo, sistemas de avaliação, promoção de atividades complementares, evasão, conteúdos e convívio. No ano de 2012 serão apresentados à coordenação do Curso os dados sistematizados do levantamento realizado em 2011. Após o grupo organizará um evento com a comunidade do Curso para apresentar elementos para a elaboração de um plano estratégico.
      Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon


3.     Calourada: evento interno de recepção aos novos alunos com apresentação do funcionamento da Universidade, da Unidade e do Curso, resultados de pesquisa sobre a profissão e campo profissional do conservador-restaurador.
Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon

.
4.     Laboratório de Conservação na Reserva Técnica Provisória do Museu da UFPel: recepção e inventário de acervos doados ou transferidos das unidades. Diagnóstico do estado de conservação das peças, estudo e aplicação de organização, higienização, embalagens e controle ambiental. Vincula-se às disciplinas de Ambiente e Conservação, Conservação e Restauro, Métodos de Exame e Análise dos Materiais e Bens Culturais.
     Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon, Fábio A. Galli, Andréa Lacerda Bachettini


5.     Aula Inaugural: com conservador reconhecido.
Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon


6.     GEPE- Grupo de Estudo e Pesquisas em Estuques: Estudo da história do estuque no patrimônio arquitetônico de Pelotas. Levantamento de técnicas de estuque.
      Orientador. Daniele Fonseca


EXTENSÃO 


1.Restauração de pinturas do Acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: Comemorativo aos 200 anos da cidade de Pelotas.
Orientador. Andréa Bachettini


2.            Conversas sobre restauração: encontros semestrais para apresentar trabalhos na área da conservação e restauração do patrimônio Cultural.



3.         Estudo das Pinturas Murais Originais do Theatro Guarany: Estudos técnicos e teóricos das pinturas encobertas do teatro.
Orientador.
Bolsista c/ CH semanal


4.           I Encontro de Conservação/Restauro e Sociedade: Museus inclusivos, conservação e acessibilidade: Reflexão e análise do papel e das possibilidades do conservador em museus frente às questões de inclusão de públicos com deficiências.


5.           O Museu do Conhecimento para todos: inclusão cultural para portadores de necessidades especiais: participação em programa expográfico acessível, buscando estabelecer diálogo entre o conservador e os demais agentes do entendimento sobre acessibilidade,comunicação e conhecimento em espaços expositivos acessíveis.
Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon, Andréa Lacerda Bachettini
Bolsista

6.Restauração de Acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: Documentação e restauração de exemplares da Coleção Leopoldo Gotuzzo do Museu de Arte LG.
Orientador. Andréa Bachettini


  1.     Restauração de Acervo do Museu da Baronesa: Documentação e restauração de exemplares do acervo do Museu da Baronesa visando exposição.
Orientador. Andréa Bachettini


  1.    Fototeca Memória da UFPel: Projeto contínuo com formação de acervo visual de natureza fotográfica sobre a origem e desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas.
Orientador: Francisca F. Michelon


  1.      II Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Conservação e Restauro e Museologia. Orientador: Roberto Heiden, Francisca F. Michelon, Nóris Mara Pacheco Martins Leal


  1.     Manutenção do blog Pet C&R: Estabelecer um veículo de divulgação e registro das ações do grupo, de informação sobre eventos promovidos e informações dos membros do grupo.