sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EDITAL DE SELEÇÃO DO GRUPO PET-CR


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET-CONSERVAÇÃO E RESTAURO
EDITAL 01/2011  SELEÇÃO DE BOLSISTAS

O Colegiado de Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis torna pública a abertura das inscrições para seleção de estudantes de graduação visando o provimento de quatro (2) vagas no grupo do Programa de Educação Tutorial deste Curso.

1. DAS INSCRIÇÕES
1.1.  Pré-requisitos: estar cursando o primeiro ou quinto semestres do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel.
1.2.  Período: 12 a 22 de agosto de 2011.
1.3.  Local: Secretaria do Curso da Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis das 16 às 19 h.
1.4.  Documentos necessários para inscrição: formulário de inscrição disponível na secretaria do Curso e preenchido no ato da inscrição, currículo impresso preenchido na plataforma lattes; memorial descritivo de até 2 (duas) páginas; histórico escolar do curso para candidatos do quinto semestre e comprovante de matrícula para candidatos do primeiro semestre.

2. DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E BOLSA
2.1.  São 2 (duas) vagas destinadas a acadêmicos da Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.
2.2.  As vagas serão preenchidas da seguinte forma:  o candidato que obtiver maior nota no processo ingressará no grupo na condição de bolsista do PET imediatamente e o candidato que obtiver a segunda maior nota ingressará  após a colação de grau de um bolsista formando, a partir de dezembro de 2011.

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
3.1. Apresentar, no ato da inscrição, todos os documentos solicitados neste edital.
3.2. Estar matriculado no primeiro ou quinto semestre do Curso.
3.3. Cumprir com os requisitos do aluno candidato para ingresso no Programa, expressos no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
3.4. Ter disponibilidade para cumprir com as atribuições do petiano dentro do Programa, expressas no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
 
3.5. Ter disponibilidade para participar das reuniões administrativas.
3.6.  Ter disponibilidade para participar de reuniões extraordinárias em horários de intervalos de turnos e demais atividades internas e externas do Programa.
3.7.  Ter disponibilidade para participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
3.8.  Ter disponibilidade de trabalho em algum período de férias.

4. DA SELEÇÃO

4.1. O não comparecimento do candidato e execução de qualquer uma das provas implicará em reprovação do mesmo na seleção.
 
4.2. O processo seletivo será composto das seguintes fases:
1) PRIMEIRA FASE:
Memorial descritivo: Texto de autoria do candidato contendo breve biografia na qual apresente sua formação educacional, qualidades e habilidades e qual seu interesse no curso e/ou experiência no mesmo – no caso de candidato já no quinto semestre.
Redação: a ser realizada no dia 23 de agosto, das 14h ÀS 16h, na sala 1 do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, a partir de tema referente ao Programa de Educação Tutorial a ser apresentado no momento do início dos trabalhos na forma de perguntas.
Leitura e defesa da prova: Após finalizada a prova escrita, os candidatos serão chamados um a um para fazer a leitura oral da prova diante da banca que poderá realizar perguntas sobre o conteúdo desenvolvido pelo candidato.
 
2) SEGUNDA FASE: Participarão dessa etapa somente os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete) na primeira fase. Os resultados parciais serão liberados no dia 29 de agosto de 2011 no blog (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/ ) e na secretaria do  Curso.
Entrevista: será realizada no dia 30 de agosto de 2011, iniciando às 14h na sala do PET do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. A entrevista poderá ocorrer em grupo e a formação dos grupos, neste caso, dar-se-á por sorteio, antes do início. Todos os candidatos devem estar presentes no local da entrevista, rigorosamente no horário previsto para início do sorteio.
 
5. DOS PESOS, VALOR E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS DA SELEÇÃO
  

Prova
Peso
Valor
Critérios de avaliação
Primeira fase



Memorial descritivo
4
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias, objetividade e consistência da informação, desenvolvimento de argumentos que fundamente seu interesse no programa de Educação Tutorial e no Grupo.
Redação
4
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias, objetividade e consistência  da informação sobre o grupo PET Conservação e Restauro e conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial.
Leitura e defesa da prova
2
Até 10
Expressão e clareza na leitura. Clareza, objetividade e consistência nas respostas dadas às argüições da banca.
Segunda fase



Entrevista

Até 10
Clareza de idéias, capacidade de argumentação, respeito  aos colegas, capacidade de interpretação e elaboração de opiniões.
MÉDIA FINAL


SOMATÓRIO DA MÉDIA DA PRIMEIRA FASE COM A NOTA DA SEGUNDA FASE DIVIDO POR DOIS.
 

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 31 de agosto a partir das 18h no blog do PET – Conservação e Restauro (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/ ) e na secretaria do Curso. Os candidatos selecionados deverão se apresentar ao Grupo no dia 01 de setembro, às 17h, na Sala do PET Conservação e Restauro para encaminhamentos necessários.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Integrantes do grupo PET – Conservação e Restauro se disponibilizarão para prestar esclarecimentos e orientações sobre como elaborar o memorial descritivo e como preencher currículo vite na plataforma lattes.
7.2. Arquivos eletrônicos do Material de Orientações Básicas do PET, portarias que regulamentam o Programa bem como a ficha de inscrição estão disponíveis no blog do Grupo (http://pet-cr-escer.blogspot.com/)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário