terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET-CONSERVAÇÃO E RESTAURO EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE BOLSISTAS


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET-CONSERVAÇÃO E RESTAURO
EDITAL 01/2012  SELEÇÃO DE BOLSISTAS

O Colegiado de Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis torna pública a abertura das inscrições para seleção de estudantes de graduação interessados em ingressar no Programa de Educação Tutorial deste Curso, visando o provimento uma (1) vaga, de acordo com as disposições contidas neste documento.

1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Pré-requisitos: estar cursando o segundo ou quarto semestres do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel.

1.2 Período: 19 de setembro a 04 de outubro de 2012

1.3 Local: Secretaria do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro; das 14 às 17h.

1.4 Documentos necessários para inscrição: formulário de inscrição preenchido (disponível no site do Grupo), comprovante de matrícula, currículo impresso preenchido na plataforma lattes devidamente documentado; memorial descritivo de até 2 (duas) páginas; histórico escolar do curso.

2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
2.1 Cumprir com os requisitos do aluno candidato para ingresso no Programa, expressos no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet

2.2 Ter disponibilidade para cumprir com as atribuições do petiano dentro do Programa, expressas no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet


2.3 Ter disponibilidade para participar das reuniões administrativas do grupo.

2.4 Ter disponibilidade para participar de reuniões extraordinárias em horários de intervalos de turnos e demais atividades internas e externas do Grupo.

2.5 Ter disponibilidade para participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
2.6 Ter disponibilidade de trabalho em algum período de férias.

3. DA SELEÇÃO

3.1 O candidato que obtiver o primeiro lugar na classificação ingressará imediatamente. Os lugares subseqüentes serão preenchidos pelos candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete). Poderá haver suplentes que poderão ingressar como voluntários. O primeiro voluntário poderá ser efetivado caso ocorra o surgimento de mais uma vaga.

3.2. O não comparecimento e realização de qualquer uma das provas implicará na reprovação do candidato na seleção.

3.3. O processo seletivo será composto das seguintes provas:

1) PRIMEIRA PROVA:
Memorial descritivo: Texto de autoria do candidato contendo breve biografia na qual apresente sua formação educacional, qualidades e habilidades e qual seu interesse no curso e/ou experiência no mesmo.

2) SEGUNDA PROVA:
Redação: a ser realizada no dia 08 de outubro (segunda feira), às 14h, na sala 1 do Campus V do ICH, rua Gonçalves Chaves, 660, a partir de tema referente aos conteúdos do Curso e ao Programa de Educação Tutorial a ser apresentado no momento do início dos trabalhos na forma de perguntas. Os candidatos disponibilizarão de 90min para o desenvolvimento das questões.

3) TERCEIRA PROVA:
Leitura e defesa da redação: Após finalizada a prova escrita, os candidatos serão chamados um a um para fazer a leitura oral da prova diante da banca, que poderá realizar perguntas sobre o conteúdo desenvolvido pelo candidato. Todos os candidatos estarão presentes à leitura e defesa das provas.

4) QUARTA PROVA:
Entrevista: será realizada no dia 08 de outubro, imediatamente após a leitura das provas, no mesmo local. A entrevista poderá ocorrer em grupo e a formação dos grupos, neste caso, dar-se-á por sorteio. Todos os candidatos devem estar presentes no local da entrevista no momento do sorteio e deverão permanecer em sala do mesmo prédio, aguardando o seu horário.

5) QUINTA PROVA:
Avaliação do Currículo conforme grade em anexa. Só serão avaliados os itens devidamente documentados.

6) SEXTA PROVA
Média do Histórico Escolar

5. DOS PESOS, VALOR E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS DA SELEÇÃO


Prova
Peso
Valor
Critérios de avaliação
Memorial descritivo
2
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias, objetividade e consistência da informação, desenvolvimento de argumentos que fundamente seu interesse no programa de Educação Tutorial e no Grupo.
Redação
2
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias, objetividade e consistência  da informação sobre o grupo PET Conservação e Restauro e conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial.
Leitura e defesa da Redação
1
Até 10
Expressão e clareza na leitura. Clareza, objetividade e consistência nas respostas dadas às argüições da banca.
Entrevista
2
Até 10
Clareza de idéias, capacidade de argumentação, respeito  aos colegas, capacidade de interpretação e elaboração de opiniões.
Currículo
2
Até 10
Segundo grade
Média Histórico
1
Até 10
Média das notas obtidas
MÉDIA FINAL


Somatório de todos os valores multiplicados pelos pesos e dividido por 10.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 9 de outubro  a partir das 14h no blog do PET – Conservação e Restauro (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/ ) e na secretaria do Departamento. Os candidatos selecionados deverão se apresentar ao Grupo no dia 10 de outubro, às 17h, na Sala do PET Conservação e Restauro para encaminhamentos necessários.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Os inscritos poderão obter informação com os integrantes do grupo PET – Conservação e Restauro sobre o memorial descritivo e preenchimento do currículo na plataforma Lattes.
7.2. Arquivos eletrônicos do Material de Orientações Básicas do PET, portarias que regulamentam o Programa  bem como a ficha de inscrição estão disponíveis no blog do Grupo:  http://pet-cr-escer.blogspot.com

7.3. Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o conceito mais alto na prova escrita.

7.4. O que não estiver previsto neste Edital será decidido pela Comissão avaliadora seguindo o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas. 

item

Pontos
1
participação em projetos de pesquisa  (0,5 pt p/projeto com carga horária atestada de no mínimo 4h semanais por 1 semestre. Total= até 2 pts )

2
participação em projetos e programas de ensino.  Incluem-se monitorias, estágios não curriculares e projetos de ensino. (0,5  pt p/projeto com duração igual ou superior a 1 semestre. Total= até 2 pts )

3
participação em projetos de extensão e trabalhos profissionais (0,5 pt p/projeto  com duração igual ou superior a 1 semestre, 0,5 pt por atividade profissional referente à  área, 0,5 pt p/projeto de ensino com duração ao menos de um semestre . Total= até 2 pts)

4
 participação como ministrante em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares  (0,1 pt p/comunicação ministrada, 0,25 p/palestra ou conferência proferida, 0,5 p/cursos, oficinas e similares ministrados com duração igual ou inferior a 20hs, 0,75 pts p/atividade com carga horária entre 21 e 39hs e 1 pt por atividade igual ou  superior a 40hs.. Total= até 2 pts )

5
participação como ouvinte em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares (0,1 pt p/atividade com duração igual ou inferior a 20hs, 0,2 pts p/atividade com carga horária entre 21 e 39hs e 0, 5 pt por atividade igual ou  superior a 40hs. pt Total= até 2 pts )

6
Produção bibliográfica (0,1 pt p/resumo ou resumo expandido em eventos, 0,25 p/texto integral publicado em anais de eventos regionais ou locais, 0,5 pt p/texto integral publicado em anais de eventos nacionais ou internacionais, 0,5 pt p/livro organizado e publicado em editora local ou capítulo de livro publicado por editora local ou nacional, 0,75 pt p/livro organizado publicado p/editora nacional ou capítulo de livro publicado por editora internacional, 1 pt por livro organizado publicado por editora internacional ou autoria de livro publicado por editora nacional, 2 pts por autoria de livro publicado por editora internacional, 0,5 pt por artigo publicado em revista científica Qualis, 0,25 por artigo publicado em revista científica sem Qualis, 0,1 pt por artigos publicados em revistas não científicas ou em jornais. Total= até 2 pts )

7
Outras atividades não previstas consideradas de interesse para a área de atuação (até 1pt)


Total de pontos (até 10)


Média ponderada= total de pontos x 2



OBSERVAÇÕES
A grade soma ao total 13 pontos, mas o candidato obtém no máximo 10 pontos na soma de todos os itens.
Atividades com carga horária inferior ao previsto nos itens serão pontuadas proporcionalmente, conforme julgamento da comissão avaliadora.
Os casos não previstos na grade podem ser julgados e quantificados pela comissão avaliadora desde que possam ser incluídos nas especificações gerais de cada item.

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