MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE
CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO
PET-CONSERVAÇÃO E RESTAURO
EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE BOLSISTAS
O Colegiado de Curso de Conservação e
Restauro de Bens Culturais Móveis torna pública a abertura das inscrições para
seleção de estudantes de graduação interessados em ingressar no Programa de
Educação Tutorial deste Curso, visando o provimento uma (1) vaga, de acordo com
as disposições contidas neste documento.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Pré-requisitos: estar cursando o segundo
ou quarto semestres do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens
Culturais Móveis da UFPel.
1.2 Período: 19 de setembro a 04 de outubro
de 2012
1.3 Local: Secretaria do Departamento de Museologia,
Conservação e Restauro; das 14 às 17h.
1.4 Documentos necessários para inscrição: formulário
de inscrição preenchido (disponível no site do Grupo), comprovante de
matrícula, currículo impresso preenchido na plataforma lattes devidamente
documentado; memorial descritivo de até 2 (duas) páginas; histórico escolar do
curso.
2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
2.1 Cumprir com os requisitos do aluno
candidato para ingresso no Programa, expressos no Manual de Orientações
Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.2 Ter disponibilidade para cumprir com as
atribuições do petiano dentro do Programa, expressas no Manual de Orientações
Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.3 Ter disponibilidade para participar das
reuniões administrativas do grupo.
2.4 Ter disponibilidade para participar de
reuniões extraordinárias em horários de intervalos de turnos e demais
atividades internas e externas do Grupo.
2.5 Ter disponibilidade para participar de
projetos de ensino, pesquisa e extensão.
2.6 Ter disponibilidade de trabalho em
algum período de férias.
3. DA SELEÇÃO
3.1 O candidato que obtiver o primeiro
lugar na classificação ingressará imediatamente. Os lugares subseqüentes serão
preenchidos pelos candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete).
Poderá haver suplentes que poderão ingressar como voluntários. O primeiro
voluntário poderá ser efetivado caso ocorra o surgimento de mais uma vaga.
3.2. O não comparecimento e realização de
qualquer uma das provas implicará na reprovação do candidato na seleção.
3.3. O processo seletivo será composto das
seguintes provas:
1) PRIMEIRA PROVA:
Memorial descritivo: Texto de autoria do candidato contendo
breve biografia na qual apresente sua formação educacional, qualidades e
habilidades e qual seu interesse no curso e/ou experiência no mesmo.
2) SEGUNDA PROVA:
Redação: a ser realizada no dia 08 de outubro (segunda
feira), às 14h, na sala 1 do Campus V do ICH, rua Gonçalves Chaves, 660, a
partir de tema referente aos conteúdos do Curso e ao Programa de Educação
Tutorial a ser apresentado no momento do início dos trabalhos na forma de
perguntas. Os candidatos disponibilizarão de 90min para o desenvolvimento das
questões.
3) TERCEIRA PROVA:
Leitura e defesa da redação: Após finalizada a prova escrita, os candidatos
serão chamados um a um para fazer a leitura oral da prova diante da banca, que
poderá realizar perguntas sobre o conteúdo desenvolvido pelo candidato. Todos
os candidatos estarão presentes à leitura e defesa das provas.
4) QUARTA PROVA:
Entrevista: será realizada no dia 08 de outubro,
imediatamente após a leitura das provas, no mesmo local. A entrevista poderá
ocorrer em grupo e a formação dos grupos, neste caso, dar-se-á por sorteio.
Todos os candidatos devem estar presentes no local da entrevista no momento do
sorteio e deverão permanecer em sala do mesmo prédio, aguardando o seu horário.
5) QUINTA PROVA:
Avaliação do Currículo conforme grade em
anexa. Só serão avaliados os itens devidamente documentados.
6) SEXTA PROVA
Média do Histórico Escolar
5. DOS PESOS, VALOR E CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO DAS PROVAS DA SELEÇÃO
Prova
|
Peso
|
Valor
|
Critérios de avaliação
|
Memorial descritivo
|
2
|
Até 10
|
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias,
objetividade e consistência da informação, desenvolvimento de argumentos que
fundamente seu interesse no programa de Educação Tutorial e no Grupo.
|
Redação
|
2
|
Até 10
|
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de idéias,
objetividade e consistência da
informação sobre o grupo PET Conservação e Restauro e conhecimento sobre o Programa
de Educação Tutorial.
|
Leitura e defesa da Redação
|
1
|
Até 10
|
Expressão e clareza na leitura. Clareza, objetividade e consistência
nas respostas dadas às argüições da banca.
|
Entrevista
|
2
|
Até 10
|
Clareza de idéias, capacidade de argumentação, respeito aos colegas, capacidade de interpretação e
elaboração de opiniões.
|
Currículo
|
2
|
Até 10
|
Segundo grade
|
Média Histórico
|
1
|
Até 10
|
Média das notas obtidas
|
MÉDIA FINAL
|
Somatório de todos os valores multiplicados pelos pesos e dividido
por 10.
|
6. DA DIVULGAÇÃO DO
RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 9 de outubro a partir das 14h no blog do PET – Conservação
e Restauro (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/
) e na secretaria do Departamento. Os candidatos selecionados deverão se
apresentar ao Grupo no dia 10 de outubro, às 17h, na Sala do PET Conservação e
Restauro para encaminhamentos necessários.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Os inscritos poderão obter informação
com os integrantes do grupo PET – Conservação e Restauro sobre o memorial
descritivo e preenchimento do currículo na plataforma Lattes.
7.2. Arquivos eletrônicos do Material de
Orientações Básicas do PET, portarias que regulamentam o Programa bem como a ficha de inscrição estão
disponíveis no blog do Grupo: http://pet-cr-escer.blogspot.com
7.3. Em caso de empate terá prioridade o candidato que
tiver obtido o conceito mais alto na prova escrita.
7.4. O que não estiver
previsto neste Edital será decidido pela Comissão avaliadora seguindo o
Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.
item
|
Pontos
|
|
1
|
participação em projetos de pesquisa (0,5 pt p/projeto
com carga horária atestada de no mínimo 4h semanais por 1 semestre. Total=
até
|
|
2
|
participação em projetos e programas de ensino. Incluem-se monitorias, estágios não curriculares
e projetos de ensino. (0,5 pt p/projeto com duração igual ou superior a
1 semestre. Total= até
|
|
3
|
participação em projetos de extensão e trabalhos
profissionais (
|
|
4
|
participação
como ministrante em congressos, seminários, cursos, oficinas,
palestras e similares (
|
|
5
|
participação como ouvinte em congressos, seminários, cursos,
oficinas, palestras e similares (
|
|
6
|
Produção bibliográfica (
|
|
7
|
Outras atividades não previstas
consideradas de interesse para a área de atuação (até 1pt)
|
|
Total de pontos (até 10)
|
||
Média ponderada= total de
pontos x 2
|
OBSERVAÇÕES
A grade soma ao total 13 pontos, mas
o candidato obtém no máximo 10 pontos na soma de todos os itens.
Atividades com carga horária
inferior ao previsto nos itens serão pontuadas proporcionalmente, conforme
julgamento da comissão avaliadora.
Os casos não previstos na grade
podem ser julgados e quantificados pela comissão avaliadora desde que possam
ser incluídos nas especificações gerais de cada item.
Nenhum comentário:
Postar um comentário