terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EDITAL 2012 ESPECIALIZAÇÃO EM MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA MATER

O colegiado de pós-graduação lato sensu - especialização em Memória, Identidade e Cultura Material da Universidade Federal de Pelotas comunica que  as inscrições para o processo de seleção do ano letivo 2012 estarão abertas entre 27 de fevereiro e 14 de março. Os interessados deverão ir, durante período de inscrições, à Secretaria do Curso, Campus 3 do Instituto da Ciências Humanas da UFPel, situado à rua Gonçalves Chaves, 660, centro de Pelotas, RS, Brasil, munidos dos seguintes documentos:
a)    Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso que, neste caso, deverá ser substituído por uma cópia do diploma até o termino do curso.
b)    Currículo Lattes (vide http://lattes.cnpq.br) acompanhado de cópia simples dos documentos comprobatórios (os originais deverão ser apresentados para conferência apenas no ato da matrícula, caso contrário, a mesma não poderá ser efetuada).
c)    Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
d)    Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do título de eleitor e comprovantes de votação nos dois últimos pleitos, do certificado de reservista (quando houver) e da certidão de casamento, em caso de mudança de nome.
e)    Uma fotografia 3X4.
f)    Anteprojeto de pesquisa (segundo o modelo estruturado do CNPq, que pode ser acessado a partir do site: http://www.ufpel.tche.br/prppg/doc/modelo.doc), indicando sua inserção em uma das linhas de pesquisa e\ou Área de Concentração do Curso.
g)    Comprovante de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), mediante depósito na conta corrente da Especialização em Memória, Identidade e Cultura Material junto à fundação Delfim Mendes Silveira, abaixo-indicada:
Banco do Brasil
Nome da Conta: DELFIM ESP IDT CULT
Agência: 4468-7
Conta Corrente: 11.484-7
h)    Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

A Especialização em Memória, Identidade e Cultura Material é um curso de pós-graduação interdisciplinar, com ênfase em memória e  processos sócio-culturais de produção, preservação e gestão do patrimônio cultural. Busca atender a necessidade de qualificação de profissionais para intervirem na gestão do patrimônio material e imaterial, tais como museólogos, conservadores-restauradores, gestores de bens e acervos patrimoniais e afins, além de ser uma oportunidade de aperfeiçoamento para professores de diversas áreas. 
O curso tem duração prevista de 1 ano, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. As aulas serão semanais no período noturno, entre 19:00hs e 22:20hs. Mas pode contar também com disciplinas aos sábados, pela manhã (entre 8:00 hs e 11:40 hs) e à tarde (entre 14:00 hs e 17:40), ou em horários alternativos (a serem definidos oportunamente).
Os alunos serão informados do horário em que se dará cada disciplina antes da matrícula, e poderão optar por cursar matérias ao longo da semana (período noturno), aos sábados (períodos matutino e vespertino), ou em horários alternativos.
A única matéria obrigatória do curso terá suas aulas marcadas às sextas-feiras, no período noturno.   

Maiores informações  pelo e-mail: especializacao.memoria.ufpel@gmail.com 

Coordenação do Colegiado de Pós-Graduação lato sensu em Memória, Identidade e Cultura Material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário