quarta-feira, 30 de novembro de 2011

I Semana Acadêmica Integrada 2011


Em ação conjunta do Grupo PET do Curso de Conservação e Restauro e o DA do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel foi realizada dos dias 21 a 25 de novembro a 1º Semana Acadêmica Integrada. O tema deste primeiro evento foi a “Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural”, que conjugou interesses da comunidade acadêmica e da comunidade de Pelotas. O evento contou com diversas oficinas, minicursos e mesas temáticas que discutiram amplamente as questões pertinentes as áreas de museologia e da conservação e restauro dos bens culturais, assim como da grande área do patrimônio cultural.
A conferência de abertura foi ministrada pelo Senhor Altino Mayrink, Gestor da Informação do IPHAN – RS. A solenidade de abertura do evento contou com a presença dos coordenadores dos cursos envolvidos no evento, da Diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Doutora Lorena Almeida Gill e dos representantes dos discentes envolvidos na organização.
O evento apresentou grande qualidade na forma como foi desenhado, conduzido e nos resultados obtidos. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de espaços diversificados de discussão e troca de experiências que contribuíram para a formação acadêmica de todos.
Os grupos PET-Conservação e Restauro e o diretório acadêmico do Curso de Museologia, coordenados pela Professora Doutora Francisca Ferreira Michelon, estão todos de parabéns pelo sucesso da 1º Semana Acadêmica Integrada e por todas as atividades desenvolvidas!

O Trabalho " O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural: a missão de estudo em Ouro Preto"
a presentado nas Comunicações SAI 2011 pela  petiana Fabiane Rodrigues Moraes, foi referente ao recebimento de apoio financeiro da secretaria de fomento e incentivo à cultura - portaria nº 525 de 14 de setembro de 2011. Desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), o programa conta com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), os quais são concedidos como auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. Publicado na seção 3 do Diário da União de 8 de julho de 2011. 
Obtive o recurso para participar do CONGRESSO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA.
A petiana apresentou outro durante  SAI 2011 "Os Consoles Estilo Luís XV do Museu da Baronesa"

Público presente prestigiou as atividades da Semana Acadêmica.

Mesa de abertura da Semana Acadêmica com as autoridades presentes 

Equipe PET-CR

Nenhum comentário:

Postar um comentário