Este ciclo é voltado para docentes dos cursos e interessados em geral, proporcionando uma atividade de integração e cultura, ao apresentarem-se filmes de importância relevante para áreas da conservação, restauro, museologia, arqueologia, história, memória, patrimônio e outras relacionadas, além, é claro, da relevância cinematográfica.   
  Os filmes da mostra foram escolhidos por professores convidados dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro, com temáticas da área e afins. Cada um apresentará o filme e ao término do mesmo será reservado um tempo para debates. Encontros semanais no auditório do MALG, às quartas-feiras, das 16h30 às 19h. Presença mínima em 6 encontros.
Segue fichas técnicas, sinopses e vídeos sobre os filmes:
HORAS DE VERÃO
Título original: L' Heure d'été
Lançamento: 2008 (França)
      
Lançamento: 2008 (França)
Direção: Olivier Assayas            
Elenco: Charles Berling, Jérémie Renier, Juliette Binoche, Edith Scob, Dominique Reymond, Isabelle Sadoyan 
Gênero:Drama
Duração: 103 min 
 Sinopse:   A história gira em torno de uma família que, como muitas outras, se  separa fisicamente devido aos novos rumos que os integrantes dela tomam.  A mãe Hélène Berthier (Edith Scob), mora em uma belíssima casa que  possui obras raras, como móveis e quadros feitos por artistas  consagrados. Seu dono anterior, Paul Berthier, era tio de Hélène,  portanto tio-avô dos três irmãos, filhos dela. A maior preocupação da  mãe é com o “peso” da herança que deixará à seus filhos e netos depois  da sua morte, que acaba acontecendo. O filme retrata a decisão dos três irmãos, entrando em um consenso sobre  o que fazer com a herança e sobre o que é conveniente ou não para cada  um. 
INCÓGNITO
Título original: Incognito
Lançamento: 1997 (EUA)
Direção: John Badham 
Elenco: Jason Patric, Irène Jacob, Thomas Lockyer, Ian Richardson.
Gênero: Ficção
Duração: 107 min
Sinopse: Harry Donovan (Jason Patric) é um excelente falsificador de quadros que  sonha em ter uma exposição dos seus trabalhos, onde poderá mostrar sua  criatividade. Um dia recebe de desconhecidos a proposta de pintar um  Rembrandt por US$ 500 mil. Harry está acostumado a falsificar obras de  pintores não tão valorizados, pois chama menos atenção, algo como se  voasse "abaixo do radar" para não ser notado. Após uma relutância  inicial, ele aceita o serviço. Enquanto investiga tudo sobre o grande  mestre, Harry conhece em Paris uma bela mulher, Marieke van den Broeke  (Irène Jacob), com quem tem um rápido envolvimento. Quando termina seu  trabalho Harry descobre que ela é uma especialista no pintor holandês e  que os homens que o contrataram esperam que ela confirme a autenticidade  da obra. Marieke declara não ter certeza, sendo que deste momento em  diante os acontecimentos fogem do controle e o falsificador é envolvido  numa conspiração, na qual ele é perseguido por roubo e assassinato  através da Europa .
ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO
Título original: Architektur des Untergangs
Lançamento: 1989 (Alemanha) 
Direção: Peter Cohen
Elenco: Bruno Ganz (narração) 
Gênero: Documentário
Duração: 121 min
Sinopse: Nesta obra, o ideal nazista é retratado sob a  ótica da cultura, da arte, arquitetura e dos projetos urbanísticos.  Pois descreve Hitler como um líder que também detinha conhecimento sobre  a pintura, e como artista de algumas obras, porém Hitler como pintor  não recebeu inicialmente tanta atenção da sociedade Alemã. Fato que  mudaria após ser eleito para comandar a Alemanha nazista. Assim,  inicialmente, percebe-se no documentário a determinação de Hitler em se  intitular como porta voz do povo. Seu projeto inicial era unir o estado a uma nova arte, que negava a arte  modernista por acreditar que esta tinha um cunho degenerativo,  depravando espiritualmente a sociedade alemã, bem como o resto do mundo. Dessa forma esse documentário relata como se dava a relação dos  nazistas, com as obras artísticas existentes na Alemanha e nos países  dominados. Destacando, entretanto o nacionalismo e a moral ideológica  Alemã em uma época de grandes crises, em que o mundo se recuperava da 1º  Guerra Mundial.
 CHÁ COM MUSSOLINI
Título original: Tea With Mussolin 
Lançamento: 1999 (Itália, Inglaterra)
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco: Cher,  Judi Dench, Joan Plowright, Maggie Smith, Lily Tomlin, Baird Wallace,  Charlie Lucas, Massimo Ghini, Paolo Seganti, Paul Checquer, Tessa  Pritchard
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 117 min 
Sinopse: Extraído de um capítulo da autobiografia do diretor Franco Zeffirelli, Chá com Mussolini  foi escrito pelo novelista britânico John Mortimer e pelo próprio  Zeffirelli, baseado em suas memórias já publicadas. Uma comédia  dramática sobre um grupo de senhoras que estão em viagem por tempo  indeterminado na Itália, e vêem a sua rotina alterada com a trágica  explosão do fascismo e da Segunda Guerra Mundial.As  aventuras e desventuras de Luca Innocenti - filho de mãe solteira e sem  paternidade - e seu esforço pela independência e sua luta por um lugar  no mundo da arte.
A história se passa na Florença dos anos 30, onde Judi Dench, Joan Plowright e Maggie Smith interpretam três excêntricas, astutas e decididas mulheres - conhecidas como "Scorpioni" por causa de seu humor cortante - que, juntas com uma espirituosa colecionadora de arte americana (Cher) e uma arqueóloga (Lily Tomlin), querem transformar o órfão, Luca, em um "perfeito cavalheiro britânico". Com o início da 2ª Guerra Mundial, a vida dessas mulheres muda radicalmente e o pequeno Luca, agora um adolescente, fará de tudo para ajudar aquelas que um dia o acolheram.
A história se passa na Florença dos anos 30, onde Judi Dench, Joan Plowright e Maggie Smith interpretam três excêntricas, astutas e decididas mulheres - conhecidas como "Scorpioni" por causa de seu humor cortante - que, juntas com uma espirituosa colecionadora de arte americana (Cher) e uma arqueóloga (Lily Tomlin), querem transformar o órfão, Luca, em um "perfeito cavalheiro britânico". Com o início da 2ª Guerra Mundial, a vida dessas mulheres muda radicalmente e o pequeno Luca, agora um adolescente, fará de tudo para ajudar aquelas que um dia o acolheram.
NARRADORES DE JAVÉ
Título Original: Narradores de Javé
Lançamento: 2003 (Brasil)
Direção: Eliane Caffé
Elenco: José Dumont, Matheus Nachtergaele, Jorge Humberto e Santos, Gero Camilo.
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Sinopse:                                 Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele     a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de     uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de     sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever     um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres"     acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até     hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá     agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são     bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário     conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio       Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe     escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e     registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma     tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as     versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê,     inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas     vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de       Javé.
Título original: Everything is Illuminated
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Liev Schreiber 
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Sinopse: Jonathan (Elijah Wood) é um jovem judeu americano, que vai até a Ucrânia  em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na 2ª Guerra Mundial.  Ele é auxiliado nessa viagem por Alex Perchov (Eugene Hutz), um precário  tradutor que mais atrapalha do que ajuda, e pelo avô de Alex, um  motorista mal-humorado que anda sempre acompanhado de seu fedido e  desobediente cachorro, batizado de Sammy Davis Jr. Durante a jornada o  inusitado quarteto descobre segredos sobre a ocupação nazista e a  cumplicidade do governo ucraniano da época.
 VIOLINO VERMELHO
Título original: The Red Violin
Lançamento: 1998 (EUA)
Direção: François Girard 
Atores: Carlo Cecchi, Irene Grazioli, Anita Laurenzi, Tommaso Puntelli.
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Sinopse: No século XVIII, artesão italiano constrói um violino perfeito, no  intuito de homenagear sua esposa, que está prestes a ter um filho. Mas  uma tragédia ocorre e a esposa e o filho morrem no parto. O violino  construído e, ao longo dos 300 anos seguintes, passa de mão em mão por  diversos continentes, sempre produzindo belos sons e acompanhado por uma  misteriosa sina.
O DESAPARECIMENTO DE GARCIA LORCA
Título original: The Disappearance of Garcia Lorca  
Lançamento: 1996 (Espanha/Estados Unidos/França/Porto Rico)
 Direção: Marcos Zurinaga
Elenco: Esai Morales, Edward James Olmos, Jeroen Krabbe, Miguel Ferrer, Andy Garcia.
Elenco: Esai Morales, Edward James Olmos, Jeroen Krabbe, Miguel Ferrer, Andy Garcia.
Gênero: Drama/Suspense
 Duração: 142 minutos
Sinopse: Ricardo é um jornalista que inicia uma investigação sobre o mistério do  famoso poeta e agitador político Garcia Lorca que desapareceu no início  da Guerra Civil Espanhola, dos anos 30. 








Nenhum comentário:
Postar um comentário