quarta-feira, 16 de março de 2011

Gerenciamento de Risco para Acervos da Região Sul: O que fazemos para prevenir nosso patrimônio cultural contra os desastres naturais?


Imagem: Alagamento em São Lourenço do Sul.
Fonte: Último Segundo

Catástrofes acontecem diariamente, mas sempre surpreendem. Após o choque inicial, é natural que, enquanto cidadão, se ofereça solidariedade na reconstrução da dignidade e dos bens de nossos semelhantes. No entanto, para quem é pesquisador no campo patrimonial, as recentes notícias dos desastres que arrasaram cidades por todo o mundo, no Brasil e agora bem perto de Pelotas, faz ressurgir a questão da proteção do Patrimônio Material contra os acidentes naturais.
Sem querer demorar sobre as causas das diversas catástrofes que podem atingir os bens culturais, sugere-se a leitura do texto Proteção e Prevençao, na página do Comitê Brasileiro do Escudo Azul, para que se reflita a respeito da vulnerabilidade dos acervos que nos são próximos. A partir das informações, considerando os avanços políticos e dificuldades no campo museológico nacional, podemos supor as falhas da Política de Prevenção contra Acidentes, principalmente para os acervos do interior. Porém, nos afastando das críticas e visando o pragmatismo à exemplo do que se tem feito na ação social, o PET-CR/UFPel intenciona saber em que situação está a defesa do Patrimônio Regional contra os riscos de desastres, quem são os protagonistas das ações que vigoram hoje e quais suas efetivas contribuições para a Preservação dos bens materiais em nossa região.

Agradecemos a participação.
Equipe PET-CR/UFPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário