segunda-feira, 6 de maio de 2013



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS



PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET-CONSERVAÇÃO E RESTAURO
EDITAL 02/2013  SELEÇÃO DE BOLSISTAS


O Colegiado de Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis torna pública a abertura das inscrições para seleção de estudantes de graduação interessados em ingressar no Programa de Educação Tutorial deste Curso, visando o provimento uma (1) vagas, de acordo com as disposições contidas neste documento.

1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Pré-requisitos: estar cursando o segundo ou quarto semestres do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel.
1.2 Período: 08 a 14 de maio de 2013.
1.3 Local: Secretaria do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro; das 14 às 17h.
1.4 Documentos necessários para inscrição: formulário de inscrição preenchido (disponível no site do Grupo), comprovante de matrícula, currículo impresso preenchido na plataforma lattes devidamente documentado; memorial descritivo de até 2 (duas) páginas; histórico escolar do curso.

2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
2.1 Cumprir com os requisitos do aluno candidato para ingresso no Programa, expressos no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.2 Ter disponibilidade para cumprir com as atribuições do petiano dentro do Programa, expressas no Manual de Orientações Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.3 Ter disponibilidade para participar das reuniões administrativas do grupo.
2.4 Ter disponibilidade para participar de reuniões extraordinárias em horários de intervalos de turnos e demais atividades internas e externas do Grupo.
2.5 Ter disponibilidade para participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
2.6 Ter disponibilidade de trabalho em algum período de férias.

3. DA SELEÇÃO

3.1 Para classificação, o candidato deve obter nota mínima de 7,0 na média das provas. Poderá haver suplentes que, se desejarem, ingressarão como voluntários. Os voluntários poderão ser efetivados durante o ano, caso ocorra o surgimento de mais vagas.

3.2. O não comparecimento e realização de qualquer uma das provas implicará na reprovação do candidato.

3.3. O processo seletivo será composto das seguintes provas:

1) PRIMEIRA PROVA:
Memorial descritivo: Texto de autoria do candidato contendo breve biografia na qual apresente sua formação educacional, qualidades e habilidades e qual seu interesse no curso e/ou experiência no mesmo.

2) SEGUNDA PROVA:
Redação: a ser realizada no dia 16 de maio (quinta feira), às 14h, na sala 1 do Campus III do ICH, rua Lobo da Costa, 1877, a partir de tema referente aos conteúdos do Curso e ao Programa de Educação Tutorial a ser apresentado no momento do início dos trabalhos na forma de perguntas. Os candidatos disponibilizarão de 90min para o desenvolvimento das questões.

3) TERCEIRA PROVA:
Leitura e defesa da redação: Após finalizada a prova escrita, os candidatos serão chamados um a um para fazer a leitura oral da prova diante da banca, que poderá realizar perguntas sobre o conteúdo desenvolvido pelo candidato. Todos os candidatos estarão presentes à leitura e defesa das provas.

4) QUARTA PROVA:
Entrevista: será realizada no dia 16 maio, imediatamente após a leitura das provas, no mesmo local. A entrevista poderá ocorrer em grupo e a formação dos grupos, neste caso, dar-se-á por sorteio. Todos os candidatos devem estar presentes no local da entrevista no momento do sorteio e deverão permanecer em sala do mesmo prédio, aguardando o seu horário.

5) QUINTA PROVA:
Avaliação do Currículo conforme grade em anexa. Só serão avaliados os itens devidamente documentados.

6) SEXTA PROVA
Média do Histórico Escolar

4. DOS PESOS, VALOR E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS DA SELEÇÃO


Prova
Peso
Valor
Critérios de avaliação
Memorial descritivo
2
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de ideias, objetividade e consistência da informação, desenvolvimento de argumentos que fundamente seu interesse no programa de Educação Tutorial e no Grupo.
Redação
2
Até 10
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de ideias, objetividade e consistência  da informação sobre o grupo PET Conservação e Restauro e conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial.
Leitura e defesa da Redação
1
Até 10
Expressão e clareza na leitura. Clareza, objetividade e consistência nas respostas dadas às arguições da banca.
Entrevista
2
Até 10
Clareza de ideias, capacidade de argumentação, respeito  aos colegas, capacidade de interpretação e elaboração de opiniões.
Currículo
2
Até 10
Segundo grade
Média Histórico
1
Até 10
Média das notas obtidas
MÉDIA FINAL


Somatório de todos os valores multiplicados pelos pesos e dividido por 10.

5. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 17 de maio  a partir das 08h no blog do PET – Conservação e Restauro (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/ ) e na secretaria do Departamento. Os candidatos selecionados deverão se apresentar ao Grupo no dia 17 de maio, às 17h, na Sala do PET Conservação e Restauro para encaminhamentos necessários.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. Os inscritos poderão obter informação com os integrantes do grupo PET – Conservação e Restauro sobre o memorial descritivo e preenchimento do currículo na plataforma lattes.
6.2. Arquivos eletrônicos do Material de Orientações Básicas do PET, portarias que regulamentam o Programa bem como a ficha de inscrição estão disponíveis no blog do Grupo (http://pet-cr-escer.blogspot.com/)
6.3. Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o conceito mais alto na prova escrita.
6.4. O que não estiver previsto neste Edital será decidido pela Comissão avaliadora seguindo o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

FICHA DE INSCRIÇÃO edital 02/2013

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