O Colegiado de Curso de Conservação e
Restauro de Bens Culturais Móveis torna pública a abertura das inscrições para
seleção de estudantes de graduação interessados em ingressar no Programa de
Educação Tutorial deste Curso, visando o provimento 3 vagas, de acordo com as
disposições contidas neste documento.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Pré-requisitos: estar cursando o primeiro
ou terceiro semestres do Curso de Graduação em Conservação e Restauro de Bens
Culturais Móveis da UFPel.
1.2 Período: 28 de fevereiro: das 14às 19h
e 01 de março:9 às 12h
1.3 Local: Sala do PET
1.4 Documentos necessários para inscrição:
formulário de inscrição preenchido (disponível no site do Grupo), comprovante
de matrícula, currículo impresso preenchido na plataforma lattes devidamente
documentado; memorial descritivo de até 2 (duas) páginas; histórico escolar do
curso.
2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
2.1 Cumprir com os requisitos do aluno
candidato para ingresso no Programa, expressos no Manual de Orientações
Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.2 Ter disponibilidade para cumprir com as
atribuições do petiano dentro do Programa, expressas no Manual de Orientações
Básicas, constante no endereço: http://www.mec.gov.br/pet
2.3 Ter disponibilidade para participar das
reuniões administrativas do grupo.
2.4 Ter disponibilidade para participar de
reuniões extraordinárias em horários de intervalos de turnos e demais
atividades internas e externas do Grupo.
2.5 Ter disponibilidade para participar de
projetos de ensino, pesquisa e extensão.
2.6 Ter disponibilidade de trabalho em
algum período de férias.
3. DA SELEÇÃO
3.1 Para classificação, o candidato deve
obter nota mínima de 7,0 na média das provas. Os candidatos que obtiverem os
dois primeiros lugares na classificação ingressarão logo que houver o
desligamento das petianas que colarão grau no final do segundo semestre de
2012. O candidato que obtiver o terceiro lugar ingressará mediante desligamento
da petiana que se afastará para estágio fora de Pelotas. Poderá haver suplentes
que, se desejarem, ingressarão como voluntários. Os voluntários poderão ser
efetivados durante o ano de 2013, caso ocorra o surgimento de mais vagas.
3.2. O não comparecimento e realização de
qualquer uma das provas implicará na reprovação do candidato.
3.3. O processo seletivo será composto das
seguintes provas:
1) PRIMEIRA
PROVA:
Memorial descritivo: Texto de autoria do candidato contendo
breve biografia na qual apresente sua formação educacional, qualidades e
habilidades e qual seu interesse no curso e/ou experiência no mesmo.
2) SEGUNDA PROVA:
Redação: a ser realizada no dia 04 de março (segunda
feira), às 14h, na sala 1 do Campus III do ICH, rua Lobo da Costa, 1877, a
partir de tema referente aos conteúdos do Curso e ao Programa de Educação
Tutorial a ser apresentado no momento do início dos trabalhos na forma de
perguntas. Os candidatos disponibilizarão de 90min para o desenvolvimento das
questões.
3) TERCEIRA PROVA:
Leitura e defesa da redação: Após finalizada a prova escrita, os candidatos
serão chamados um a um para fazer a leitura oral da prova diante da banca, que
poderá realizar perguntas sobre o conteúdo desenvolvido pelo candidato. Todos
os candidatos estarão presentes à leitura e defesa das provas.
4) QUARTA PROVA:
Entrevista: será realizada no dia 04 de março,
imediatamente após a leitura das provas, no mesmo local. A entrevista poderá
ocorrer em grupo e a formação dos grupos, neste caso, dar-se-á por sorteio.
Todos os candidatos devem estar presentes no local da entrevista no momento do
sorteio e deverão permanecer em sala do mesmo prédio, aguardando o seu horário.
5) QUINTA PROVA:
Avaliação do Currículo conforme grade em
anexa. Só serão avaliados os itens devidamente documentados.
6) SEXTA PROVA
Média do Histórico Escolar
4. DOS PESOS, VALOR E CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO DAS PROVAS DA SELEÇÃO
Prova
|
Peso
|
Valor
|
Critérios de avaliação
|
Memorial descritivo
|
2
|
Até 10
|
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de ideias,
objetividade e consistência da informação, desenvolvimento de argumentos que
fundamente seu interesse no programa de Educação Tutorial e no Grupo.
|
Redação
|
2
|
Até 10
|
Correção gramatical e ortográfica, clareza na exposição de ideias,
objetividade e consistência da
informação sobre o grupo PET Conservação e Restauro e conhecimento sobre o
Programa de Educação Tutorial.
|
Leitura e defesa da Redação
|
1
|
Até 10
|
Expressão e clareza na leitura. Clareza, objetividade e consistência
nas respostas dadas às arguições da banca.
|
Entrevista
|
2
|
Até 10
|
Clareza de ideias, capacidade de argumentação, respeito aos colegas, capacidade de interpretação e
elaboração de opiniões.
|
Currículo
|
2
|
Até 10
|
Segundo grade
|
Média Histórico
|
1
|
Até 10
|
Média das notas obtidas
|
MÉDIA FINAL
|
Somatório de todos os valores multiplicados pelos pesos e dividido
por 10.
|
5. DA DIVULGAÇÃO DO
RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 6 de março a partir das 14h no blog do PET – Conservação
e Restauro (http://www.pet-cr-escer.blogspot.com/ ) e na secretaria do
Departamento. Os candidatos selecionados deverão se apresentar ao Grupo no dia 07
de março, às 17h, na Sala do PET Conservação e Restauro para encaminhamentos
necessários.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. Os inscritos poderão obter informação
com os integrantes do grupo PET – Conservação e Restauro sobre o memorial
descritivo e preenchimento do currículo na plataforma lattes.
6.2. Arquivos eletrônicos do Material de
Orientações Básicas do PET, portarias que regulamentam o Programa bem como a
ficha de inscrição estão disponíveis no blog do Grupo (http://pet-cr-escer.blogspot.com/)
6.3. Em caso de empate terá prioridade o candidato que
tiver obtido o conceito mais alto na prova escrita.
6.4. O que não estiver
previsto neste Edital será decidido pela Comissão avaliadora seguindo o
Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.
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